sábado, 31 de Março de 2012

Qual a diferença entre plantas e animais?


Embora algumas distinções entre plantas e animais sejam evidentes, outras não são tão claras. A maior parte dos animais, por exemplo, consegue deslocar-se autonomamente, o que não acontece com a maioria das plantas, embora algumas algas unicelulares possuam estruturas filamentosas, denominados flagelos, que lhes permitem nadar.
Na sua maior parte, as plantas contêm o pigmento verde, denominada clorofila, que lhes permite fabricar os seus próprios alimentos através do processo da fotossíntese. Os animais dependem dos alimentos fabricados pelas plantas verdes. Uma vez mais, porém, surgem excepções à regra. Os fungos e mesmo algumas espermatófitas não têm clorofila, pelo que não fabricam os seus próprios alimentos.
Ao contrário dos animais, as plantas não possuem sistema nervoso, pelo que normalmente não reagem com rapidez a estímulos. Contudo, as folhas das plantas sensitivas dobram-se rapidamente quando tocadas.
Mesmo a estrutura celular das plantas e dos animais é diferente. A maioria das plantas apresenta paredes celulares rígidas contendo celulose, uma substancia inexistente nos animais. Também a dinâmica do crescimento destes dois tipos de seres vivos se processa de modo diferente. Os animais crescem apenas ate atingirem a maturidade; as plantas nunca deixam de crescer enquanto vivem.

Sem comentários:

Enviar um comentário