sábado, 31 de março de 2012

Que são algas?


Bodelhas, laminarias, alfaces-do-mar e todas as outras plantas marinhas bem conhecidas são as algas. Também o são espuma verde que se desenvolve em lagoas de águas estagnadas e a pelicula esverdeada que se forma nas paredes doa aquários.
 No total, são mais de 25 000 as espécies vegetais classificadas como algas. Não obstante a enorme diversidade de formas e dimensões que apresentam, todas elas compartilham de várias características. Como a maioria das plantas, a maior parte das algas contem clorofila, a substancia verde que lhes permite fabricar o seu próprio alimento. Porem, e contrariamente às plantas mais familiares dos campos e das florestas, as lagas não produzem flores sem sementes. Nem sequer possuem verdadeiros caules, folhas ou raízes, embora as espécies de maiores dimensões apresentam frequentemente ramificações complexas.
As algas multiplicam-se através de processos variados. As espécies unicelulares dividem-se simplesmente, formando dois novos indivíduos. Algumas produzem esporos que crescem como novas plantas. Num processo denominado fragmentação, podem desprender-se fragmentos que, sob condições favoráveis, continuam a crescer por si. Algumas algas podem reproduzir-se sexualmente pela fusão de gâmetas masculinos e femininos.

Sem comentários:

Enviar um comentário